ESTÉTICA

Home/ESTÉTICA
ESTÉTICA 2017-03-05T15:43:34+00:00

Toxina Botulínica (Botox)

Botox, hoje sinônimo de toxina botulínica. O tratamento mais realizado em medicina estética, com cerca de 6,7 milhões de aplicações realizadas nos EUA somente no ano de 2015. Vamos entender este caso de sucesso. Primeiro, resultados. Nenhum outro tratamento hoje faz o que a toxina botulínica faz: paralisia seletiva de porções musculares. Parece pouca coisa, porém com a quantidade certa no local adequado podemos realizar um trabalho de equilíbrio que além de acabar com as rugas dinâmicas e aliviar aquelas estáticas consegue também fazer pequenos milagres, como elevar sobrancelhas e fazer um efeito lifting no rosto.

Rugas dinâmicas são aquelas formadas durante a contração muscular. São aquelas linhas horizontais que aparecem na testa quando levantamos as sobrancelhas, por exemplo. Rugas estáticas são aquelas visualizadas nos momentos em que os músculos estão relaxados. Ambas são momentos diferentes da evolução do mesmo processo de envelhecimento facial. Segundo, segurança. Com cerca de 3 décadas de experiência a toxina botulínica tem hoje aplicação em várias áreas da medicina, como distúrbios musculares na neurologia, tratamentos de distúrbios da voz, prevenção de enxaqueca e distúrbios da sudorese excessiva. Com aplicações em tantas áreas diferentes da medicina o número de estudos sobre esse medicamento passa de 17000 citações somente considerando o acervo indexado na Biblioteca de Medicina dos EUA. Existem 3 variáveis fundamentais para um resultado de excelência em termos de toxina botulínica. Primeiro e mais importante, a capacidade, conhecimento, estudo e atualização do médico.

Existem 3 variáveis fundamentais para um resultado de excelência: a perícia do médico, a qualidade do produto e as características anatômicas do paciente.

Você não vai querer realizar um procedimento, especialmente na face, com um profissional desatualizado. Caso o faça, estará aumentando a chance de uma complicação ou de um resultado ¨congelado¨ como antigamente era moda. Segundo, o produto a ser utilizado está diretamente relacionado com a eficácia e duração do efeito. As duas marcas mais conhecidas e tradicionais de toxina botulínica são Botox e Dysport. Ambas tem décadas de presença no mercado e inúmeros estudos comprovando segurança e eficácia. Infelizmente o paciente precisa ficar atento pois existem outras marcas de toxina botulínica que apesar de serem mais baratas para o médico produzem um maior aparecimento de efeitos colaterais (como alergias) e podem ter uma duração menor do que o esperado. Em terceiro lugar, porém não menos importante temos a anatomia do paciente. Sim, existem inúmeras diferenças entre nós na forma e força nos músculos da face. É fundamental que o médico saiba reconhecer essas diferenças para planejar o tratamento ideal.

A aplicação de toxina botulínica é realizada através da pele. Para minimizar este desconforto utilizamos sempre creme anestésico e as menores agulhas disponíveis no mercado. A duração do procedimento é de cerca de 20 minutos e o efeito costuma durar de 5 a 6 meses. Alergias e outras complicações são extremamente raras, bem como o desenvolvimento de anticorpos contra a toxina botulínica. Enfim, o maior risco é não conseguirmos mais nos tolerar sem o efeito da toxina botulínica !

Agende sua avaliação com quem é expert no assunto.

Marque sua consultai