BLEFAROPLASTIA

Home/BLEFAROPLASTIA
BLEFAROPLASTIA 2018-01-31T23:55:48+00:00

BLEFAROPLASTIA

Os olhos já foram definidos como as janelas da alma… Parte fundamental da beleza facial e fator determinante das nossas expressões faciais a região dos olhos por outro lado é a que mais fácil e precocemente denuncia o passar dos anos. Excessos de pele, bolsas de gordura, sulcos e rugas fazem com que essa região necessite uma abordagem terapêutica que englobe todas essas facetas do envelhecimento. Na Clínica Dr. Nelsoni de Almeida você pode encontrar a solução para o rejuvenescimento clínico e cirúrgico dessa importante parte da beleza facial.

O envelhecimento natural da região dos olhos envolve modificações no colágeno, com aumento da flacidez causando a queda da pele da pálpebra superior em direção aos cílios.  Na pálpebra inferior ocorrem alterações semelhantes, às quais associadas à frouxidão da musculatura  acabam levando à saída da gordura orbitária da sua localização usual e ocasionando a formação das famosas bolsas de gordura. O dano celular contínuo na pele e a contração do músculo orbicular causam as rugas conhecidas como os ¨pés de galinha¨. Paradoxalmente o deslocamento da gordura acaba ressaltando outro aspecto do envelhecimento, a formação de sulcos – depressões – nessa região. O mais comum envolve o sulco lacrimal, no canto interno dos olhos, mas também podemos encontrar a reabsorção da gordura da parte de cima dos olhos, causando o chamado ¨olhar cadavérico¨.

Excessos de pele, bolsas de gordura, sulcos e rugas fazem com que essa região necessite uma abordagem terapêutica que englobe todas essas facetas do envelhecimento.

Como funciona a cirurgia ?

As técnicas descritas para a realização da cirurgia pouco mudaram nos últimos anos. No entanto o que ocorreu foi uma mudança na filosofia, passando de técnicas de remoção agressiva de pele, músculo e gordura para uma abordagem mais conservadora, diminuindo os riscos de hemorragia, úlceras de córnea e resultados não naturais. As cicatrizes são camufladas na parte superior dentro do sulco natural das pálpebras e na parte inferior dentro da própria conjuntiva ou 1-2mm abaixo dos cílios inferiores. Tornam-se imperceptíveis com o passar dos meses. A remoção agressiva das bolsas de gordura foi substituída por uma remoção mais controlada e pelo reposicionamento da mesma, camuflando sulcos lacrimais tão associados com o envelhecimento.

Especialização em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da USP – São Paulo.

Título de Especialista em Otorrinolaringologia.

Pós-Graduação em Medicina Estética e Cirurgia Estética Facial – São Paulo.

Membro Titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face.

Dr. NELSONI DE ALMEIDA

Currículo completo
atualizacao-constante

E sobre a anestesia ?

Este procedimento geralmente é realizado com anestesia local e sedação. Isto significa que o médico anestesista irá administrar medicamentos que farão você dormir profundamente, não tendo percepção de que a cirurgia está sendo realizada. Associado a isto serão aplicados anestésicos locais para inibir a dor, tornando o procedimento perfeitamente tolerável e seguro.

E o pós-operatório ?

Nos primeiros dias de pós-operatório você irá apresentar roxos e inchaço. Esses poderão são minimizados pela técnica cirúrgica e cuidado na manipulação dos tecidos durante o procedimento e pela aplicação de gelo e repouso no pós-operatório. A produção da lágrima fica temporariamente diminuída no transoperatório e, em conjunto com a impossibilidade de fechamento total da pálpebra temporária causada pelo inchaço, os olhos ficam mais secos e menos protegidos. Por este motivo é fundamental a utilização de colírios e pomadas lubrificantes no pós-operatório durante as primeiras semanas. Os pontos são removidos em 5-7 dias. Com quinze dias já podemos avaliar os primeiros resultados e entre 3 a 6 meses temos o resultado final. O retorno às atividades profissionais geralmente ocorre entre 10 a 14 dias do pós-operatório e o retorno irrestrito às atividades físicas se dá em 4 semanas.

Agende sua avaliação com quem é expert no assunto.

Marque sua consultai